Jornalista, Relações Públicas
e Especialista em Políticas Públicas

Naiane Almeida

FORMAÇÃO

Jornalista e Relações Públicas graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG, durante minha formação acadêmica, estagiei no Sindicato dos Servidores do Judiciário e, desde então, tenho me dedicado à pesquisa acerca das variáveis que incidem sobre o processo de negociação coletiva, relevante instrumento para quem atua com Movimentos Sindicais.

EXPERIÊNCIA

Desde 2009, atuo como assessora de imprensa e comunicação em Sindicatos e Associações de Minas Gerais. Entre 2010 e 2017, no movimento sindical da Polícia Civil, da qual foi jornalista da Associação dos Delegados da Polícia Civil de Minas Gerais – Adepolc e assessora de imprensa do Sindicato dos Peritos Criminais de Minas Gerais – Sindpecri .

ATUAÇÃO

Meu interesse pelos movimentos sindicais, sociais e gestão governamental no processo de efetivação de direitos dos trabalhadores tornou-se mais intenso, quando, em 2012, iniciei a especialização em Políticas Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. O curso de especialização possibilitou-me aprofundar o estudo sobre Estado e Instituições Políticas no Brasil, Política e Democracia, Gestão Pública, Planejamento Governamental e Processo Orçamentário, além de Políticas para Desenvolvimento Econômico Regional e Geração de Trabalho e Renda, entre outras disciplinas. Ao final do curso, tendo em vista meu trabalho enquanto assessora de imprensa no movimento sindical da Polícia Civil de Minas Gerais, apresentei a pesquisa "Projeto de Lei Complementar PLC 23/2012 - que versa sobre a nova Lei Orgânica da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais: análise da atuação do movimento sindical da Polícia Civil sob a perspectiva da negociação coletiva no setor público. O Projeto teve orientação da Dra. Ana Rita Castro Trajano, pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NESTHE/UFMG).

ATUALIZAÇÃO

Em março de 2017, iniciei o Mestrado de Educação e Docência da Faculdade de Educação da UFMG - FAE para Linha de Pesquisa Trabalho e Educação, com intento de pesquisar sobre as “amplitudes” das negociações coletivas e aprofundar-me nas profundas relações de democracia participativa e discursos no processo de negociação, que, necessariamente, serão o resultado do envolvimento do cidadão em sua intervenção planejadora e controladora do Empregador e/ou Estado.

Fique por dentro das notícias

Cadastre seu email e fique por dentro das notícias do mundo sindical.

Nossos Parceiros


Naiane Almeida
31 99133.2180  | E-mail: naiane@pautasindical.com.br

target mrket

start up projects

2017 - All rights reserved.
Desenvolvido por Glück Comunicação